BLOG

Decorando apartamento pequenos

Por inundaweb

Os apartamentos pequenos estão se tornando cada vez mais comuns: as construtoras têm frequentemente lançado unidades de 30 a 60 metros quadrados, mas o tamanho reduzido pode dificultar a distribuição dos móveis, decorações, enfim, todo o conteúdo do seu apartamento.

Para que você obtenha o resultado final desejado, o planejamento é a parte mais importante: analise cada parte do imóvel e tente encontrar, dentro das nossas dicas, as que mais combinam com o seu caso.

0909201218175201-estante-vazada

A primeira dica, muito conhecida e que na verdade é um truque, é o uso dos espelhos. O toque de leveza e suavidade é instantâneo, já que eles proporcionam ao ambiente uma percepção muito mais ampla, dando a impressão de um local maior. No entanto, o cuidado com a limpeza deve ser constante. Deixá-los sempre limpinhos deve fazer parte da rotina, afinal eles são pontos de referência da casa.

Quanto à pintura, as cores claras são o segredo. Mas calma, você pode fugir do branco convencional e impedir que sua casa fique com cara de escritório. Hoje as paletas de cores neutras possuem uma infinidade de tons bacanas. Outra dica para aumentar o espaço é investir em truques de ótica. Papéis de parede com listras na horizontal, por exemplo, deixam o local mais largo, e as verticais trazem a sensação de um pé direito maior.

Você pode usar recipientes específicos para organizar suas coisas, evitando a bagunça, que em pouco espaço tende a se tornar maior. Outra coisa muito legal e que faz toda a diferença é ter uma janela grande para facilitar a circulação de ar. Quanto maior a passagem de ar e da luz do sol, melhor.

sala de apartamento pequeno

Evite móveis de grandes proporções. Prefira as estantes pequenas e baixas ou até painéis, mas tenha o cuidado para que muitos objetos pendurados e espalhados não deem ao local uma sensação ruim e de bagunça.

Uma ideia bastante útil e moderna é a cozinha integrada. Aqui você pode deixar meia parede dividindo a sala e a cozinha. Preencher a outra metade com vidro também é uma opção e mantém a amplitude dos dois ambientes.

325

Abuse do contemporâneo: use móveis e cortinas descolados para destacar a janela. Sofás de 3 lugares, uma poltrona ou 2 puffs são os mais aconselháveis. Não use 2 sofás grandes, eles podem dificultar a locomoção e provavelmente bloquear acessos no apartamento.

Usar plantas também é legal. Em ambientes pequenos, podem ser penduradas no teto ou nas paredes através de ganchos.

Você tem muitos livros? Faça uma prateleira soldada na parede, assim você economiza espaço no chão e deixa os móveis livres.

Na cozinha, procure deixar os armários e eletrodomésticos alinhados de cada lado de um corredor. Os fabricantes têm muitas opções de aparelhos compactados: opte por eles, são acessíveis e práticos.

1

O fogão cooktop é uma excelente opção para cozinhas pequenas. Você perde o forno mas ganha espaço para armazenar alimentos e utensílios. Uma mesa que abre e fecha (levanta e recolhe) também pode facilitar – e muito – sua vida.

Pendurar panelas e frigideiras é uma excelente dica para não precisar ficar abrindo e fechando armários, além de facilitar o trabalho na hora de preparar a refeição. Mas tudo tem limite: cuidado para não exagerar e poluir a visão dentro do ambiente.

Quando o assunto é iluminação, a maioria dos apartamentos pequenos possui apenas uma luz fixa no teto. A dica são as aplicações em gesso, que deixam o espaço mais moderno e iluminado.

 3dw15h21lx6a21tkofi2ewjfp

Apesar de serem lindos, não abuse dos quadros e tapetes. Em demasia, eles fazem parecer que o espaço está todo ocupado. Nichos dão leveza e funcionalidade, podem ser usados sem receio algum.

Beliches são ótimos quando a questão é pouco espaço. Se engana quem pensa que os beliches são apenas cama sobre cama: existem também beliches com mesas de escritório e armários embaixo, facilitando a arrumação e dando novos recursos e espaços para o quarto.

Para finalizar, uma dica bem legal, simples e que cria a impressão do ambiente estar dividido é usar outros elementos, como a troca do piso e da cor da parede, por exemplo.

Notícias

Categorias