BLOG

DECORAÇÃO NO ESTILO ROMÂNTICO

Por inundaweb

Um erro muito comum entre as pessoas é achar que a decoração romântica relaciona-se exclusivamente com o gosto feminino. Na verdade esse estilo pode atender a todos os gostos e seu objetivo é criar de ambientes agradáveis e serenos, com elegância e um toque de conforto.

No estilo romântico, as mobílias podem ter curvas, pés arredondados, peças trabalhadas em detalhes, mesas redondas ou ovais e bancos estofados. Móveis com acabamento em ferro e madeira clara ou escura, bem como peças pintadas de branco, bege ou azul claro, também são bem-vindos.

A decoração pode ser casual ou descontraída: objetos espalhados ou organizados ficam ao seu critério.

A paleta de cores normalmente associada ao estilo romântico é suave e de baixa intensidade, trazendo tanto o branco como tons neutros e pastéis. Uma dica é combinar pontos de cores mais fortes, como o amarelo, azul, verde ou lilás, e mesmo assim não perder o romantismo.

E quanto às texturas? Listras, xadrez e florais podem ser aplicados a tudo, desde lençóis de cama a papel de parede, cortinas e sofás. Entre os tecidos sugerimos seda, cetim, chenille, veludo e acolchoados. Rendas, laços, tricô e crochê completam o cenário. Pode-se se aplicar saias nas camas e cobri-la de almofadas confortáveis.

Os tapetes contribuem para tornar o ambiente romântico mais aconchegante. O piso pode ser simples mas bonito, revestido em madeira ou outro material.

Nas salas de estar e jantar, as cadeiras e poltronas podem ser elegantes, quase sempre estofadas ou com almofadas. Cubra os sofás de mantas e almofadas aconchegantes e, caso tenha uma lareira, coloque-o de frente para ela.

Nos quartos, a cama é sempre o destaque, com as cabeceiras luxuosamente forradas por tecidos elegantes e estrutura de ferro ou madeira. O dossel, suspenso sobre a cama, é a peça-chave do ambiente.

Um banheiro romântico: branco ou em tons claros, uma banheira com pés, um toucador, poltrona e belos quadros.

A luz natural é uma das principais características da decoração romântica: cortinas transparentes ou semitransparentes filtram a luminosidade exterior, enchendo a casa de claridade. Indicamos também cortinas simples: persianas, tecido padronizado ou cortinado. Em tom mais claro ou escuro, podem ser deixadas livremente soltas ou amarradas nas borlas com fitas de cetim.

O brilho dá um toque final: vidro, cristal, dourado, prateado, bronze, ferro e metal também fazem parte da decoração romântica.

Quer decorar? Decore com castiçais, caixas em tecido, arcas e baús em pele ou madeira, malas antigas, arranjos florais, espelhos ornamentados, flores e obras de arte.

E se você deseja dar um efeito masculino ao ambiente, a dica é usar elementos rústicos, como madeira escura ou uma poltrona de pele de animal, por exemplo.

Gostou das dicas? Agora é pôr todas elas em prática e se apaixonar pelo ambiente.

Notícias

Categorias