Tintas Alessi - A tinta que dura
Tintas Alessi
tarja1-1920x173

Tutorial do pintor

Eflorescência

EFLORESCENCIA

São manchas esbranquiçadas ou desbotamento da cor na camada de tinta na alvenaria, causadas pela infiltração de umidade (acúmulo de materiais alcalinos pela evaporação de água) ou pela pintura sobre reboco não curado.

Em caso de infiltração de umidade, é preciso solucioná-la antes de corrigir o problema, senão ele pode retornar à superfície. Assim como acontece com a umidade de solo ou em parede de encosta, é preciso impermeabilizar a superfície, diferente da umidade por pontos de infiltração, como em rejuntes, que é solucionada com a vedação das aberturas com selante.

Logo, se a causa for somente a falta da cura do reboco, é preciso aguardar o tempo da cura para remover as partes soltas, aplicar Alessi Fundo Preparador de Paredes Premium e nivelar com Alessi Massa Acrílica Premium, para então repintar a parede com Alessi Acrílico Super Lavável Semi Brilho ou Seda Acetinado Premium ou Alessi Acrílico Sem Cheiro Premium ou Alessi Acrílico Cobre Muito Rende Mais.

A forma mais simples de remover essas manchas é com água. Se a eflorescência persistir, é preciso lixar a superfície e pintá-la novamente.