Tintas Alessi
tarja

Notícias

CORES

05 / 02 / 2016 | 
Novidades
Pin It
ThinkstockPhotos-501442965 (1)

No carnaval tudo parece ganhar vida, não é mesmo? As coisas ficam mais coloridas e transmitem a alegria plena da data. Mas o legal é que na Alessi essa energia continua o ano todo, afinal, ninguém entende mais de tinta do que a gente. E neste clima festivo vamos aproveitar e te ensinar algumas dicas para usar as cores certas na sua casa.

Uma boa combinação de cores resulta numa decoração não só atrativa e bonita, mas também num espaço agradável e harmônico. Para isso, muitos profissionais da área, para chegarem a uma boa seleção, recorrem a determinadas regras fundamentais presentes na roda das cores ou círculo cromático.

A partir delas, estabelecem combinações que contribuem para diferenciar cada cantinho da casa. O legal é que essas combinações ajudam também a orientar a compra dos móveis e elementos decorativos, criando uma harmonia geral.

Uma das técnicas utilizadas é a monocromática. Segura e certeira, ela se baseia na seleção de uma determinada cor e seus diferentes tons e intensidades. Por exemplo, se escolhermos a cor lilás como predominante, podemos usar um tom mais claro (violeta) ou mais escuro (roxo) e criar um contraste entre elas. Se o espaço for pequeno, é legal combinar também branco e tons neutros.

Outra técnica bastante usada é a combinação por analogia. Recorrendo a nuances de cores bonitas e suaves, ela consiste em reunir três cores que estejam próximas na roda cromática. Com uma decoração bem cativante, você pode usar, por exemplo, o amarelo como cor primária e combiná-lo com tons de laranja e verde.

De todas as combinações de decoração, a que mais chama atenção e transmite vida ao cômodo são as chamadas cores complementares. Na roda cromática elas estão situadas “frente a frente” e, quando combinadas, se encaixam muito bem. Entre elas encontramos as combinações vermelho-verde, azul-laranja e amarelo-violeta. Uma dica bacana é comprar móveis em cores mais vivas e complementá-los com cores mais claras.

Talvez você esteja se perguntando o que fazer com a mobília já comprada. Calma, damos um jeito! De forma geral, podemos nos guiar por estas dicas que não falham:

- Se temos móveis de madeira de tons claros, podemos combiná-los com tons mais escuros e frios.

- Quanto a móveis escuros é preferível escolher tonalidades claras para as paredes e cores quentes para os elementos decorativos.

- O mobiliário de aspecto moderno e de cor branca, preta, cinza ou marrom exige que as paredes criem um contraste. No entanto, se a ideia é decorar um espaço em estilo minimalista bastará adequar essas cores entre si, como a combinação preto-branco, que está muito na moda atualmente.

Usar as cores é fácil. Você pode brincar com as tonalidades e ainda deixar sua casa do jeitinho que sempre quis. Abuse delas: uma casa alegre e divertida é uma casa que esbanja cores.