Tintas Alessi
tarja

Notícias

O que as cores dizem sobre os ambientes?

14 / 11 / 2019 | 
Lançamentos
Pin It
alessi-blog

Você já imaginou o quanto as cores das paredes da sua sala, quarto ou escritório podem ou não impactar suas emoções e produtividade? Segundo a cromoterapeuta Marie Louise Lacy, autora do livro Poder Das Cores No Equilíbrio Dos Ambientes, a escolha das cores tem forte ligação com a personalidade de cada indivíduo e possui grandes impactos emocionais, comportamentais e, em alguns casos, até físicos.

“As descobertas nos levaram a compreender que o uso de uma ou várias cores no ambiente pode alterar a comunicação, as atitudes e a aparência das pessoas presentes. A cor pode acalmar, reduzir o stress e a violência ou aumentar a vitalidade e a energia”, diz a autora.
Em seu livro, Lacy exemplifica uma experimento realizado em um programa televisivo. Algumas pessoas foram expostas a seis salas com cores diferentes, com uma câmera escondida. As reações foram diversas. Na sala vermelha, os participantes não conversaram, se sentiam com pressa e não gostaram da presença excessiva da cor. Já no ambiente laranja, começaram a conversar e se sentiram mais dispostas e expressivas. No cômodo amarelo, se sentaram começaram a refletir sobre suas reações às outras cores, sentiram como se estivessem sob a luz do sol. No próximo ambiente, o verde, as pessoas perceberam um lugar mais calmo e tranquilo, um participante até sentou e colocou os pés para cima, estava relaxado.

A sala azul transmitiu paz e tranquilidade, todos conversavam baixo e se movimentavam devagar. O último cômodo, o violeta, foi curioso. Algumas pessoas amaram e outras estavam claramente incomodadas. No fim do programa, os participantes revelaram o quão surpreso ficaram ao perceber a influência das cores em suas sensações e emoções.

Para Lacy, descobrir qual a cor ideal para cada ambiente em casa e no trabalho faz toda a diferença. Em seu livro, a cromoterapeuta faz uma análise das influências de cada cor:

 

Vermelho

A cor vermelha faz a pessoa se sentir intrépida, ousada, poderosa e corajosa. O vermelho traz motivação, pois chama a atenção, sugere qualidades, da vontade de cuidar dos outros e de si mesmo. Leva o indivíduo a entender que pode fazer qualquer coisa, uma vez em que a decisão está tomada. Também excita tendências básicas e estimula a agir sem pensar.

 

Tons de rosa

O rosa proporciona calor. Tons mais pálidos podem ser relaxantes, enquanto os mais quentes possuem efeitos positivos e tornam as pessoas mais ativas e desejosas de progresso. Quem se sente apatia pode sentir-se mais vigoroso e ativo com o contato com essa cor.

 

Laranja

O laranja pode ser excessivamente forte para a maioria das pessoas, mas quando vem em tonalidades mais fracas, como o pêssego, costumam apreciá-la. A cor estimula as pessoas a despertarem para seus potenciais, defender o próprio ponto de vista e ser mais confiante, além de ajudar na determinação de transformar sonhos em realidade. Também estimula a conversação, pois é uma cor que traz vitalidade, criatividade e afetividade. Segundo Lacy, “deveríamos cercar-nos de um tom de laranja que nos agrade para que ele estimule o nosso poder criativo”.

 

Amarelo

Associada com a luz do sol, o amarelo não tem nenhum limite. É uma cor quente e expansiva, ativa a mente e abre-a para novas ideias. Pessoas que se sentem bem consigo mesmas amam essa cor. Torna a consciência mais sensível e deixa alerta e ajuda quem tem dificuldade de aprendizagem. Usado em passagens, corredores e lugares com pouca luz, o amarelo pode proporcionar uma sensação de mais espaço. O amarelo ouro cintila onde há muita luz, trazendo uma sensação de magnificência. É ideal para usar em jardins de inverno e halls de entrada.

 

Verde

O verde é a cor da harmonia. Nem quente, nem frio, combina com todas as outras cores e ajuda a reduzir tensão e stress e ajuda com a auto estima. Traz uma sensação de uma caminhada no bosque ou no campo, com um profundo sentimento de liberdade e fluidez. Por isso, é uma cor relaxante, repousante e apaziguadora. O verde mais escuro transmite sensação de força e estabilidade.

 

Azul

O azul é uma cor terapêutica, que relaxa, acalma e esfria. É associado com lealdade, integridade, respeito, responsabilidade e autoridade. O ideal é usar sempre junto com uma cor quente, para não dar a sensação de frio no ambiente.

 

Violeta

O violeta estimula criatividade musical e artística, levando o indivíduo a fazer o melhor possível naquilo que empreende. Pode ser utilizada em salas espaçosas e halls de entrada, pois transmite sensação de grandiosidade. Cria uma atmosfera de expectativa respeitosa em locais públicos e é associada a ideais nobres, devoção e lealdade a uma causa.

 

Marrom

O marrom traz uma sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro. É a cor da estabilidade, quando usado em seu estado natural, como em assoalhos e móveis, transmitindo energia positiva para os ambientes.

 

Cinza

Popular entre os decoradores por seu potencial de combinação, pode proporcional um bom visual quando utilizada com outras cores. O ideal é usar moderadamente, em tons mais claros, combinando com cores de efeito positivo e equilibrado, como amarelo, vermelho e laranja. Usada sozinha, pode trazer sensações desconfortáveis, como o medo.

 

Branco

O branco realça todas as outras cores. Paredes totalmente brancas permitem a introdução de cor em cortinas, pisos e acessórios decorativos. O efeito vai depender das cores que você escolher para acompanhar. Em si, transmite paz, calma e pureza.

 

Preto

O preto é imponente quando usado com outra cor. Traz sensações de poder, elegância, formalidade, sofisticação e luxo. Significa também dignidade, força e autoridade. Por isso, é uma cor considerada muito formal, elegante e prestigiosa.

 

Já sabe qual a cor ideal que irá usar agora? Acesse nossa lista de produtos e escolha sua tinta: www.alessi.ind.br