Tintas Alessi - A tinta que dura
Tintas Alessi
tarja

Cores

Significado das cores

Verde

Verde

Diretamente ligada aos benefícios da natureza, a cor verde representa crescimento, harmonia e equilíbrio. Aplicada suavemente em quartos e escritórios, tem efeito calmante e diminui o estresse. Também confere vitalidade a espaços ligados à saúde e estética. Tome cuidado com seu excesso: ele pode despertar egoísmo, inveja e cobiça.

Azul

Azul

Serena e profunda, a cor azul transmite sensações de confiança, fé e lealdade. Associada à inteligência e concentração, é indicada para salas de estudo. Como aumenta a criatividade e produtividade, também é ideal para escritórios. Por passar a sensação de segurança, combina ainda com ambientes ligados à saúde. Mas atenção: aplicada em excesso, pois pode inibir o apetite, causar apatia e indiferença.

Marrom

Marrrom

Assim como as demais cores naturais, o marrom remete à natureza. É uma cor sóbria e muito versátil, fácil de combinar e perfeita para qualquer ambiente. O marrom simboliza a seriedade e é também associada à antiguidade, decorações clássicas e elegantes. Mas, se usado em excesso, pode deixar os ambientes pesados e excessivamente sérios.

Roxo

Roxo

O roxo simboliza a espiritualidade, é uma cor misteriosa e marcante. Em seus tons mais claros, transmite tranquilidade e favorece a concentração e meditação. Em tons mais vivos, é alegre, moderno e, quando combinado com a cores certas, transmite também sofisticação. Porém, se usado em exagero, pode deixar o ambiente triste e carregado.

Vermelho

Vermelho

O vermelho transmite paixão, sensualidade e emoção. Estimulante, pode aumentar a pressão sanguínea, a respiração e as pulsações. Justamente por ser uma cor tão intensa, seu excesso pode provocar inquietação, agressividade, medo e ansiedade. Indicado para ambientes como restaurantes e bares, já que estimula o apetite e a descontração, e centros de beleza e estética, pois desperta a vaidade.

Amarelo

Amarelo

O amarelo é a cor mais brilhante e energizante entre as cores quentes. No ambiente, transmite sensações de felicidade, acolhimento, inspiração, otimismo e esperança. Por favorecer a atenção, é indicada para ambientes como bibliotecas e salas de aula. Porém, o amarelo pode tornar as pessoas mais falantes, portanto, sua utilização nestes ambientes deve ser feita de forma moderada. Sua aplicação exagerada pode causar insegurança e instabilidade emocional.

Preto

Preto

O preto é uma cor introspectiva e misteriosa, por isso, sua aplicação deve ser feita com moderação. Utilizado corretamente, reflete poder e torna o local elegante e formal. Ideal para festas, pela sensação de glamour e mistério. Em excesso, pode causar afastamento, tristeza e pessimismo.

Branco

Branco

Símbolo da pureza e da inocência, o branco exerce influência positiva no ambiente. Quando usado em espaços pequenos, permite a amplitude do ambiente. Sua aplicação é indicada em quartos, por dar a sensação de segurança. Mas, em excesso, pode provocar sensações de vazio, distância, monotonia e frieza.

Laranja

Laranja

Assim como as outras cores quentes, o laranja também é vibrante e cheio de energia. Associado à criatividade, é indicado para aplicação em escritórios. Como estimula o apetite, a alegria e a sociabilidade, também é encontrado em cozinhas, restaurantes e bares. Seu uso exagerado pode atrair melancolia e tristeza.